De vilão a Presidente

  

A retórica política ou todos os seus clássicos desenlaces, não são, tampouco serão, o foco do blog HQ Trú que tem como fim, única e exclusivamente os quadrinhos. 
Por outro lado o alinhamento editorial e a vontade de fazer parte do mundo mais realista ao seu redor, nunca foi um segredo nas grandes indústrias da arte sequencial.
E pensando nisso, uma coisa me veio à mente na reta final da cansativa eleição dos Estados Unidos na madrugada de ontem. No afã de tomarem partido daquilo que mais lhes é conveniente, Marvel e DC comics, as eternas maiorais da indústria dos quadrinhos, sempre prontas pra mudar o discurso (desde que isso venda, é claro) trouxeram o recém -eleito Presidente dos Estados Unidos o bilionário fanfarrão Donald Trump em duas ligeiras incursões na arte sequencial. 
A primeira em Fevereiro na edição do Cavaleiro das Trevas III– nos já conhecidos painéis televisivos consagrados por Miller (agora no lápis de John Romita Jr.) com opiniões sobre detalhes ora centrais, ora paralelos na trama, onde Trump aparece manifestando sua opinião em um dos quadros. 
Diplomacia é coisa de Covarde” – ele diz se referindo aos Kandorianos. 

  
Na segunda, em setembro de 2016, já na reta final da eleição, o ainda candidato Donald Trump empresta sua feição pra o vilão M.O.D.A.A.K (Mental Organism Designed American As King) no Spider Gwen Annual #1, dando contornos centrais à trama num clássico tom de sátira e desdém. 
Alguns afirmam que o Falcão, o clássico Sam Wilson, como escolha para Capitão América, tem lá o dedo do tal alinhamento editorial, já que o Presidente Obama foi o primeiro negro eleito na Casa Branca. 
Resta saber se Quesada, Axel Alonso e Cia vão adotar algum tom de alinhamento “republicano” com a atual e ameaçada linha editorial democrata. 
Eu, que acredito na multifuncionalidade e o cosmopolitismo, assim como a liberdade de expressão dos quadrinhos. Inclusive como ferramenta de educação, espero que independente das escolhas que venham por aí, tenhamos boas histórias hoje e sempre, independente das questões bipartidária Americanas.
L.M
facebook.com/hqtru

Anúncios

Autor: hqtru

HQ Trú é um espaço reservado para quadrinhos, gibis, hq entre outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s